sábado, 29 de novembro de 2008

Como surgiu os números racionais

Há 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.

As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.

8 comentários:

Unknown disse...

eu tenho que apesentar um trabalho sobre números racionais, e agora que sei como surdiu o número racional vou surpreender meu professor.
muito obrigada valeuuu..

Unknown disse...

é muito importante podermos compartilhar nossos conhecimentos,pois o ser humano é um ser inacabado.

lucas disse...

porque no fim esta falando sobre números fracionários

não estou entendeno

Unknown disse...

Eu tbm preciso apresentar o trabalho para o professor isso foi muito bom

Unknown disse...

nossa muinto interessante eu tenho um trabalho sobre numeros racionais parabens para quem escreveu

g.c disse...

ente aluem me diz qual a importancia dos numeros racionais para a ciencia?

Isa MiniGamer disse...

Gostei muito, obrigada por me ensinar a história dos números racionais, estava precisando muuuiitooo para um trabalho de escola

Unknown disse...

Verdade